sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Primeiras panorâmicas 360° de Bauru

No primeiro semestre de 2010, comecei a me interessar pelas fotos panorâmicas de 360/180 graus. É um tipo de fotografia na qual você tem uma imersão total no ambiente retratado, possibilitando que haja uma visão de todos os ângulos (esquerda/direita, acima/abaixo). O primeiro contato foi através do Google Earth, que acabou me levando até o site 360cities.net, especializado nesse tipo de fotografia e que oferece muitas informações para quem quer iniciar. No segundo semestre de 2010, reuni os equipamentos básicos necessários, bem como os softwares para conseguir criar uma foto desse tipo. Apesar de utilizar uma câmera digital comum, pude finalmente desenvolver as minhas primeiras fotografias panorâmicas 360°, que acabaram se tornando as primeiras da cidade de Bauru/SP a serem publicadas no Google Earth. Primeiro foi a panorâmica da Praça Salim Haddad Neto, na Vila Universitária, bairro onde resido atualmente. Essa praça é muito bonita e bastante freqüentada não só pela vizinhança como também por moradores de outros bairros de Bauru.
Em seguida, produzi a panorâmica do Parque Vitória Régia. O local é considerado um dos cartões postais mais conhecidos do município e está localizado à Avenida Nações Unidas. O Parque possui um belo anfiteatro e é um local de lazer muito procurado pelos bauruenses. É palco, também, de vários eventos gratuitos que ocorrem durante o ano.
Para navegar pela foto, basta clicar sobre a mesma e, com o botão esquerdo do mouse pressionado, movimentar para qualquer direção.
Outras fotos que possuo publicadas podem ser acessadas através do link: http://www.360cities.net/profile/paulozagatto



Salim Haddad Neto Square in Brazil



Parque Vitoria Regia in Brazil

3 comentários:

  1. Goste muito das fotos.

    ResponderExcluir
  2. fotomarco3d disse: parabéns pelo trabalho gostaria de conhece-lo pessoalmente, quem sabe em uma de minhas visitas a Bauru possamos conversar, um grande abraço Marco...

    ResponderExcluir
  3. Boa tarde.
    Vi suas fotos panorâmicas e gostei muito. Parabéns pelo belo trabalho.
    Me identifiquei muito com você; também sou da área de informática e amo fotografia.
    Tenho um site da minha da cidade de Prados, onde moro e onde pode encontrar todos os meus contatos, e uma das coisas que mais quero e colocar fotos parnorâmicas 360° dos pontos turísticos.
    Minha câmera não é profissional (não tenho condições financeiras de ter uma), uso uma Sony H50 que me satisfaz na maioria das vezes. Ela não troca de lente, assim, não tem como colocar uma olho de peixe para criar as panorâmicas com mais facilidade.
    Pelo que entendi da reportagem, você faz as fotos com uma câmera comum.
    Isso me interessou muito, vi a possibilidade de realizar o que venho tentando em vão há um bom tempo.
    Gostaria de saber se você pode me ajudar, me dar umas dicas. Como você fez as fotos? Como fez a montagem (qual programa), quais os ajustes manuais da máquina foram usados para que todas as fotos tivessem a mesma qualidade, tonalidade etc.
    Tenho um bom tripé e tenho o programa Autopano Giga e entendimento suficiente na área de informática e na área fotográfica (meu pai foi fotógrafo por muitos anos).
    Espero que possa me ajudar. Desde já o meu muito obrigado e mais uma vez parabéns pelas panorâmicas, estão incríveis.
    Abraço e até mais.

    ResponderExcluir

Seus comentários são bem-vindos.